quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Cozinha "sous vide" - II - Construir o nosso próprio equipamento

Este post é sobre como construir em casa um equipamento para cozinhar sous vide. É o 2 de três posts sobre este tipo de cozinha, o primeiro é sobre os aspectos gerais deste tipo de cozinha e o último é a primeira receita que realizei com este equipamento. 

Até à poucos anos os equipamento de cozinha sous vide custavam milhares de euros.

De então para cá os equipamento têm descido bastante, em 2008 o equipamento de que mais se falava para cozinhar com esta técnica era de um fabricante de equipamento de laboratório chamado Polyscience, que custava quase mil euros. Actualmente existem alternativas muito mais baratas, como por exemplo o Sous Vide Supreme, que custa cerca de €350 e o mais recente Anova por menos de €200. Mas é possível ter um equipamento para esta finalidade gastando ainda menos, se construirmos os nosso próprio equipamento. 

Não é difícil, já que até eu, que não tenho o mínimo talento nem gosto para a bricolage, consegui. 

Quem tiver já um slowcooker, como eu, consegue ter um equipamento funcional por muito pouco dinheiro (menos de 30 euros). 







Aqui estão as instruções, tendo em conta que este é um site de cozinha, em forma de receita, para ser fiel ao espírito do blog:


Ingredientes

  • um Slowcooker
  • um Termostato de Forno  
  • uma Extensão Eléctrica
  • dois Terminais de Latão
  • uma caixa de Conexão Eléctrica
  • uma Caixa para realizar a montagem (eu usei uma caixa de plástico de detergente vazia)
  • Fita Isolante para electricidade  


Procedimento 

1. Cortar o fio da extensão
2. Fazer dois furos na caixa de forma a que os fios eléctricos da extensão entrem de um lado e saiam de outro. Fazer mais um furo para a sonda.
3. O termostato vai funcionar como interruptor, no caso de ser um termostato de 3 conectores é necessário saber quais são os de entrada e saída. A documentação deve ter esta informação, se não pode-se usar um multímetro.
4. Introduzir os fios das duas metades das extensão um de cada lado da caixa. Descarnar as extremidades dos 4 fios.
5. Ligar um fio de cada lado com a caixa de conexão. Colocar um terminal em cada um dos dois outros fios e isolar com a fita.
6. Furar a tampa da caixa. Colocar o termostato de forma a que o botão fique de fora da caixa e o corpo do termostato dentro da caixa.
7. Passar a sonda pelo furo da caixa de modo a que fique de fora da caixa.
7. Ligar os dois terminais ao termostato.
8. Fechar a caixa.

Para utilizar colocar água quente dentro do slowcooker, ajustar a temperatura, colocar a sonda dentro do slow cooker, ligar a extensão à tomada e ligar o slowcooker à extensão.

Sem comentários: